Dicas de Limpeza e Organização para sua empresa
A limpeza e organização dos amientes essênciais para o dia-a-dia do seu negógico, independentemente do segmento de atuação. Afinal, um ambiente agradável leva o bem estar para todos que usufruem da empresa, influenciando na produtividade e transmite credibilidade aos clientes. Então fique de olhos nessas di
Tenha um cronograma de limpeza
A primeira dica é criar e seguir um cronograma de limpeza, já que alguns ambientes precisam ser limpos com mais frequência do que outros. A melhor forma de organizar as demandas e evitar que os colaboradores se percam entre tantos afazeres é estruturar um cronograma adequado às necessidades da empresa e distribuí-lo entre os membros da equipe de limpeza. Nesse cronograma, devem constar tarefas que fazem parte da rotina diária e tarefas que podem ser realizadas semanalmente. Por exemplo, locais como banheiros, copa, cozinha, hall de entrada e equipamentos diários devem ser limpos todos os dias. A retirada do lixo, bem como a limpeza das lixeiras, também deve ser diária. Já atividades como a limpeza dos corredores, das escadas ou elevadores, de vidros, janelas e portas podem ser feitas uma vez por semana. A higienização de áreas externas ao escritório, como o estacionamento ou galpões de estoque, também pode ser semanal.
Separe as tarefas entre as equipes
Para que o espaço físico da empresa se mantenha limpo e organizado, há muitas tarefas a serem realizadas! Essas atividades não podem ser executadas de forma apressada, caso contrário, a qualidade do serviço inevitavelmente cairá. Por isso, evite concentrar muitas tarefas em um só colaborador, para não sobrecarregá-lo e nem comprometer o trabalho. O ideal é listar todas as demandas e dividi-las, de forma igualitária, entre os membros da equipe de limpeza. Assim, todos conseguirão seus afazeres sem percalços nem atrasos.
Crie um checklist
Outra dica de limpeza básica é criar um checklist com todas as tarefas que devem ser realizadas pela equipe, separando-as de acordo com o ambiente a ser higienizado e arrumado e com a periodicidade do serviço. Também é importante estipular algumas regras a respeito da forma como as tarefas devem ser executadas, definir os equipamentos de proteção que devem ser utilizados e os produtos e materiais que devem ser empregados. Além disso, vale elencar prioridades de horários e ambientes a serem limpos.
Siga as regulamentações de segurança do trabalho
O serviço de limpeza é delicado, pois os profissionais manuseiam uma série de produtos químicos agressivos e/ou com cheiro forte e materiais que podem causar incidentes. Para evitar prejuízos à saúde, é essencial seguir as normas de segurança do trabalho. Além disso, a empresa deve fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs), como máscara e luvas, e garantir que os colaboradores realmente os usem durante a jornada de trabalho. Além de prevenir contra acidentes de trabalho e lesões, esse cuidado também resguarda a empresa de problemas judiciais, como multas e indenizações a funcionários. Por isso, é uma medida de segurança que não deve ser ignorada.
Evite acumulo de sujeiras
A limpeza e a organização se tornam muito mais demoradas quando o ambiente está muito sujo. Além de dificultar o trabalho das equipes de limpeza, o acúmulo de sujeira afeta negativamente a produtividade dos funcionários e pode trazer prejuízos à saúde. Afinal, a sujeira favorece a contaminação por bactérias e o excesso de poeira pode causar crises alérgicas e outros problemas. O ideal é evitar ao máximo que a sujeira e o pó se acumulem. Para isso, é importante ficar de olho em qualquer sinal de mau cheiro ou concentração de poeira e bolor. Ao detectar que determinado espaço precisa ser limpo com uma frequência maior, deve-se fazer os devidos ajustes no cronograma. Daí a necessidade de se contar com uma equipe sempre a postos.
Escolha produtos de qualidade
A qualidade dos produtos de limpeza utilizados influi bastante no serviço final. Usar os produtos mais eficientes do mercado evita retrabalho, torna a tarefa mais fácil e rápida e preserva os ambientes limpos e cheirosos por mais tempo. Isso não significa, necessariamente, comprar os materiais mais caros. O importante é priorizar produtos de marcas com boa reputação, que realmente cumpram as promessas da propaganda e que apresentem um bom custo-benefício.
Ofereça equipamento de proteção individual
Equipamentos de proteção individual são acessórios que garantem a segurança dos profissionais de limpeza e devem ser oferecidos pela empresa.
Eles protegem o colaborador do contato com água contaminada, poeira, produtos químicos e também previnem acidentes comuns, como as quedas decorrentes do piso molhado.
Tenha bons fornecedores
Essa dica está diretamente ligada à anterior. É importante contar com fornecedores de confiança, que honrem os prazos estabelecidos, pratiquem um bom preço e trabalhem com materiais e produtos de boa qualidade. Esse cuidado evita a falta dos produtos necessários na hora da limpeza, algo que geraria transtornos e prejudicaria o trabalho das equipes.